13 de janeiro de 2015

Resenha: Aristóteles e Dante

Título: Aristóteles e Dante - Descobrem os segredos do Universo
Autora: Benjamin Alire Sáenz
ISBN: 9788565765350
Editora: Seguinte
Páginas:  392
Classificação :  
Comprar: Submarino
Sinopse: Aristóteles é um jovem de quinze anos solitário e introspectivo, revoltado com todos os segredos que o mantêm distante da verdade sobre sua própria vida. Há anos ele não escuta o nome do irmão mais velho dentro de casa, e tudo o que ele sabe é que Bernardo está preso, mas não tem ideia do que aconteceu. Ele já não suporta todo esse mistério à sua volta, principalmente quando há ainda mais mistérios escondidos dentro de si.
Quando chegam as férias de verão, Ari se pergunta se finalmente descobrirá o mundo que está lá fora à sua espera e de que tanto ouve falar. Por acaso, ele encontra um garoto que, apesar de também ter ascendência mexicana e o nome de um intelectual famoso, é completamente diferente dele. O que começa como uma aula de natação aos poucos se transforma numa amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos - e sobre o tipo de pessoa que querem ser.

Sobre o livro: Aristóteles ( o Ari ) é um menino de quinze anos que se acha deslocado do mundo e que nunca acreditou que poderia ser igual aos outros meninos de sua idade. Sua vida é cheia de mistério e de lacunas em branco que seus pais nunca explicaram, como por exemplo, o seu irmão mais velho Bernardo que é tratado como se estivesse morto, já que ele está preso. Sem falar de seu pai que depois que foi para a guerra do Vietnã com várias feridas emocionais `` para ´´ de se comunicar com o seu filho.
Finalmente chega o verão e Ari começa a se perguntar se encontrará o mundo que sua mãe diz estar a sua espera.
Ele não sabe nadar, mas gosta de ficar boiando na piscina do Memorial Park e lá ele encontra Dante.
Ao contrario de Aristóteles, Dante é um menino que sempre enxerga o melhor da vida. Ele acaba ensinando Ari a nadar e do nada uma grande amizade começa a surgir.
Eles são totalmente diferentes, Dante não tem medo de falar o que pensa, demonstrar os seus sentimentos e é apaixonado pela arte, já Ari guarda tudo para si e sempre foi muito solitário criando o seu próprio mundinho particular de pensamentos e sonhos até Dante chegar e despertar uma lado totalmente diferente nele. 
Esse livro é narrados em cerca de dois anos e nesse tempo inúmeras mudanças vão acontecer, principalmente no verão 


Benjamin escreveu um livro de entendimento fácil e leitura fluida.
Não vou mentir quando comecei a ler o livro achei Aristóteles um chato que só sabia reclama da vida, mas de pouco a pouco comecei a entender o seu lado e me afeiçoar ao personagem.

`` Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões. ´´

XOXO







Nenhum comentário:

Postar um comentário