Resenha: A lista negra

By Unknown - segunda-feira, dezembro 08, 2014

Titulo: A lista negra
Autora: Jennifer Brown
ISBN: 9788565383110
Editora: Gutenberg
Páginas:  272
Classificação :  
Comprar: Submarino
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.
Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Minha opinião: Quando eu comecei a ler esse livro não sabia o que esperar. Confesso a vocês que eu no inicio achei que seria chato, mas não poderia estar mais errada.
Esse livro vai abordar o bullying de uma forma totalmente única e não da forma como vemos na maiorias dos filmes e livros onde a menina que sofria preconceito dos colegas acaba dando a volta por cima e fica tudo lindo e maravilhoso. 
Valerie por toda a sua vida teve que aguentar as `` piadinhas ´´ dos colegas sozinha até começar a namorar com Nick.
Igual a Valerie, Nick também sofria bullying e começaram a escrever em um caderno uma Lista negra com o nome de todas as pessoas que já lhe fizeram mal.
O que para ela era apenas uma brincadeira, uma forma de refúgio para as suas magoas, para Nick infelizmente não era assim.
Em 02 de maio 2008 Nick vai armado para o colégio prometendo a ela resolver todos os problemas, o que acaba virando uma verdadeira chacina. Valerie que não concordava com nada disso acaba salvando a vida de uma das garotas que ela mais odiava e recebe um tiro. Nick ao notar o que tinha feito se mata.
Ao acordar no hospital cercada de policiais Valerie nota que de agora em diante sua vida nunca mais será a mesma. Sem amigos, com milhares de visitas a psicólogos, com sua família destruída e ainda acusada de um crime que não cometeu se vê obrigada a voltar para escola e enfrentar todos os fantasmas do passado.
Eu nunca chorei tanto com um livro. Sem contar na reflexão que ele te leva a fazer sobre o bullying e suas consequências.
No fim ele não esclarece se ela é culpada ou não, a autora deixa isso a cargo dos leitores, mas é tanta gente que já culpa Valerie no livro que fica impossível chegar a essa conclusão.
Esse foi sem dúvida um dos melhores livros que li em 2014.

Post feito por:


  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Esse livro é simplesmente fantástico ! Uma das melhores leituras que fiz esse ano. Incrivelmente tocante, e completamente realista. Como você mesma disse, não é como os livros e filmes onde a menina que sofria bullying dá a volta por cima e de repente aparece diva, linda e resolvida. Chorei horrores também.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Ana.
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii !!

      Eu chorei muito nesses livro kkk Eu agora indico a todas as pessoas que eu encontro exatamente por que ele trata o bullying de uma forma totalmente diferente.
      Beijos :)

      Excluir
  2. Cara, eu tô querendo muito ler esse livro! Já tem um tempo que tô querendo comprar, mas nunca dá. Como ele é um pouquinho mais caro, coloco outros na frente e nunca levo. hahah

    Amei a sua resenha, fiquei realmente muito curiosa pra ler. Acho que deve ser muito muito bom <3

    Só toma um pouquinho de cuidado com os spoilers. Eu sou tranquila, mas tem gente que detessssstaa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque !!
      Ele é um pouco mais caro mesmo mas vale super a pena.
      Na verdade na resenha não tem nenhum spoiler, já que eu sou uma dessas pessoas que detesta spoilers de livros. Tudo o que eu falei está na contra-capa do livro ou até na própria sinopse, pois na verdade o livro gira em torno da superação de Valerie e não da chacina em si.
      Beijossss.

      Excluir